Nossa História
Inspiradas pelo movimento #Elenão e pelo grandioso MUCB (Mulheres Unidas Contra Bolsonaro), criado por Ludimila Teixeira durante as eleições presidenciais de 2018, o Mulheres no Exterior contra Bolsonaro nasceu quando duas mulheres, Luciana Kornalewski e Ana Cláudia Dias, decidiram criar um grupo no Facebook com o objetivo de conectar brasileiras imigrantes espalhadas pelo mundo. A necessidade e a vontade de lutar cruzaram fronteiras. Nasceram coletivos, grupos feministas que tomaram as ruas de todos os continentes. Juntas, colaboraram com a organização de mais de 90 protestos em mais de 37 cidades fora do Brasil.
Com o fim das eleições, encerrou-se um ciclo. Em meio à onda de ódio e terror, formaram uma rede potente. Mulheres, de todas as cores, de todas as classes, uniram-se. Criaram grupos, debates, saíram às ruas. Gritaram! O grito de quem se reconheceu como um ser político ecoou, atravessando fronteiras e oceanos. Reconheceram-se nos olhares uma das outras, no abraço de acolhimento, na fala tímida e forte das que sempre foram silenciadas.
Em Novembro de 2018, o grupo transformou-se no coletivo Mulheres da Resistência no Exterior, cujo objetivo é unir e ampliar a rede entre mulheres imigrantes brasileiras. Atualmente, o coletivo promove campanhas sociais, debates, painéis e eventos que possibilitam troca de informações e apoio à comunidade brasileira.
Nossa Missão
Nossa missão é constantemente formar e cultivar elos de apoio para que nossas vozes sejam ouvidas. Buscamos contribuir com a desconstrução de discursos que não nos representam e que servem como ferramentas de opressão e como meios de perpetuação da discriminação, do preconceito e da intolerância que causam dor e morte. Como seres individuais unidos pela empatia e conscientes de nossas diversidades, nosso objetivo é, através da liberdade de expressão e da luta pacífica, garantir a proteção de nossos direitos. Nossa intenção é ampliar a consciência de nosso poder político e do impacto que causamos em nossas comunidades e na sociedade como um todo.
Nossos Valores
Nos baseamos em princípios éticos que assegurem uma sociedade igualitária, livre de qualquer tipo de preconceito, discriminação, autoritarismo e violência. Acreditamos que toda interação e colaboração - no âmbito físico ou virtual - deve ser feita com respeito mútuo, apreço pela individualidade e tolerância. Para lutarmos por um mundo melhor para as mulheres e para todes, é imprescindível que se exercite a compreensão e o diálogo. Prezamos a convivência pacífica e solidária, em que cada uma de nós possa se sentir livre, segura e respeitada.
O que Fazemos
Trabalhamos para fomentar a troca de conhecimento e experiências sobre os mais diversos aspectos existenciais, identitários, políticos e sociais que nos cercam. Idealizamos e promovemos debates, palestras, workshops, atividades culturais, protestos, manifestações artísticas e outros encontros e eventos que ampliem possibilidades, idéias, ações e assistência mútua. Como brasileiras que vivem no exterior, também buscamos discutir complexidades interculturais e criar soluções para questões relacionadas à imigração e a nossa participação na comunidade.